ACESSO À
INFORMAÇÃO
acessibilidade
ACESSO À
INFORMAÇÃO

João Batista Garcia Costa

Biografia

João Batista Garcia Costa nasceu no dia 19 de abril de 1983, em São Miguel do Araguaia. Casado com Munyque Cavalcante, é pai de Pietro, Kaiky, Pedro César e Ravi, e sempre teve uma conexão profunda com sua cidade, onde se dedica ao serviço público e à melhoria da qualidade de vida de seus habitantes.

Sua trajetória política começou em 2008, quando se lançou como candidato a vereador em São Miguel do Araguaia pelo Partido Progressista (PP), ficando como suplente. Não obstante, a partir daí, João Batista consolidou sua carreira, se tornando uma figura importante na política local. Em 2012, se lançou novamente como candidato a vereador pelo Partido Social Democrático (PSD), e, em 2016, pelo Partido Progressista (PP), sendo eleito vereador.

Em 2020, foi reeleito, ampliando ainda mais seu compromisso com a população. Porém, foi em 2024 que ele alcançou um marco histórico em sua trajetória: foi o vereador mais bem votado de toda a história de São Miguel do Araguaia, com um expressivo total de 889 votos. Esse resultado não só refletiu o reconhecimento da população pelo seu trabalho sério e dedicado, mas também a confiança depositada em sua capacidade de liderança e compromisso com o futuro da cidade.

Além de ser o vereador mais votado, João Batista é o único vereador da história de São Miguel do Araguaia a presidir a Câmara Municipal por quatro mandatos: nos períodos de 2016 a 2017, 2020 a 2022, 2022 a 2024, e atualmente preside o biênio de 2025 a 2026. Sua liderança tem sido marcada pela seriedade, transparência e pela busca constante por soluções inovadoras para os desafios da cidade.

Competências

Regimento Interno – Art.101 – Compete ao Vereador:

I – participar de todas as discussões e deliberações do Plenário;

II – votar na eleição da Mesa e das Comissões Permanentes;

III – apresentar proposições que visem ao interesse coletivo;

IV – concorrer aos cargos da Mesa e das Comissões;

V – usar da palavra em defesa ou em oposição às proposições apresentadas à deliberação do Plenário.